Esta coleção inclui uma lista de links onde você pode conseguir mais informações sobre economia, estatística e análise de dados. O conteúdo serve como referência para estudantes, pesquisadores e profissionais. Esta página está constantemente sendo atualizada.

Conteúdo


Onde conseguir ajuda

Ao realizar qualquer tipo de trabalho em economia e estatística, seja teórico ou aplicado, surgem uma série de dúvidas específicas que muitas vezes impedem o avanço do estudo. Antes de desistir ou perder muito tempo tentando resolver o problema sozinho, saiba que existe uma comunidade muito grande na internet que provavelmente já enfrentou o mesmo problema e chegou a uma solução bem eficiente. Os seguintes sites são a minha primeira fonte para procurar respostas:

A melhor rede internacional de fóruns da internet. Lá você irá encontrar fóruns sobre os mais variados tópicos, sendo que profissionais extremamente capacitados participam destes fóruns e respondem perguntas.

É o fórum de estatística da Stack Exchange. Um dos fundadores é o Prof. Rob Hyndman da Monash University na Austrália. É um fórum de excelente qualidade para tirar dúvidas específicas sobre problemas de estatística.

É o fórum de voltado a programação computacional da Stack Exchange. Um dos fóruns mais famosos na internet. Se você tem dúvida de como fazer algo no R, Python ou outra linguagem e procurar no google, provavelmente irá acabar achando a resposta em uma pergunta do Stack Overflow.

Fórum brasileiro de perguntas e respostas com foco acadêmico. Um dos fundadores é o Prof. Daniel Cajueiro, do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB). As respostas são de excelente qualidade e há muitas perguntas sobre economia, estatística, matemática, computação e ciência de dados.

É a versão em português do fórum Stack Overflow.

Cursos online

Eu sou fã de cursos online em matérias como estatística, matemática e computação. Acredito que uma parte considerável do meu conhecimento técnico obtive através da internet e de cursos online. Para quem trabalha com análise de dados, os cursos online são ainda mais essenciais para atualizar o conhecimento. As plataformas mais recomendadas são:

O Coursera é um dos maiores portais de cursos online. Universidades como Stanford, Johns Hopkins, Pennsylvania, Michigan, San Diego, entre outras, disponibilizam cursos online com a qualidade atestada em diversas áreas do conhecimento.

O edX é um portal de cursos online em diversas áreas do conhecimento. Os cursos contam com o atestado de qualidade de universidades como MIT, Harvard, Berkeley, Boston, entre outras.

O Udemy é um portal com cursos em diversas áreas mas um grande foco em cursos de programação ministrados por profissionais reconhecidos nas áreas. Existem cursos bem técnicos, destinados a públicos específicos, e grande parte deles são pagos.

Este é o portal de cursos online da Universidade de Stanford, uma das universidades mais dedicadas a disponibilizar material gratuito de seus cursos para o resto do mundo.

É o portal pioneiro de ciência de dados no Brasil. Os cursos apresentam excelente qualidade e são voltados a conhecimentos de estatística e computação.

Materiais didáticos

Muitas notas de aulas, livros e materiais didáticos podem ser encontrados na internet. Aqui listo alguns de excelente qualidade. Com o tempo vou adicionando mais fontes.

Uma coletânea de notas de aula e outros materiais didáticos em Economia.

O Prof. John H. Cochrane da Universidade de Chicago tem excelentes notas de aula e outros textos em Finanças.

A página do Prof. Ariel Rubinstein da Tel Aviv University tem muito material didático em microeconomia, incluindo o download gratuito de seus livros.

Alguns materiais didáticos reunidos pela American Economic Association.

Referências científicas

Para construir uma boa base bibliográfica para estudar certo tema é necessário pesquisar nos lugares corretos. Aqui listo alguns sites que utilizo constantemente para achar referências sobre temas específicos.

É a principal referência para encontrar artigos científicos de diversas fontes. Como o Google Scholar indexa uma grande quantidade de revistas científicas, vale a pena verificar a qualidade e procedência da referência que você está utilizando.

O Science Direct é a plataforma da Elsevier para acesso a todas as revistas científicas editadas por ela. Isso por si só já é uma garantia de boa qualidade para as referências encontradas nesse site. O site também conta com um excelente sistema de recomendações. Muitas revistas podem ter o acesso fechado a artigos científicos, mas em muitas universidades este acesso é gratuito através de um proxy.

O JSTOR é uma plataforma de pesquisa de artigos científicos em excelentes revistas de diversas editoras. Se você procura referências em uma revista de qualidade que não é editada pela Elsevier, é muito provável que encontre aqui. O acesso é limitado, mas pode ser liberado, com algumas restrições, através do uso do proxy de sua universidade.

É a ferramenta brasileira para acesso a artigos científicos, desenvolvida pela CAPES/MEC. Inclui uma grande variedade de fontes diferentes, e por isso vale conferir a qualidade e procedência da referência que você está utilizando.

Blogs

O melhor agregador de blogs sobre R. Vale a pena seguir a página deles no Facebook e no Twitter também para se manter informado sobre novas análises e pacotes no R.

Blog do Prof. Rob J. Hyndman da Monash University. Há muito material sobre séries de tempo e previsão no R.

Blog do Prof. John Cochrane da University of Chicago. Excelente discussão sobre finanças e macroeconomia.

Blog do Prof. Gregory Mankiw da Harvard University. Muita discussão sobre macroeconomia e dicas para alunos e acadêmicos de Economia.

Excelente blog sobre econometria e série de tempo do Prof. Dave Giles da University of Victoria.

Revistas em Economia, Estatística e Finanças

Bases de dados

Centros de pós-graduação em Economia no Brasil